quarta-feira, 4 de junho de 2014

SAIBA QUEM É E COMO SURGIU A FAMÍLIA "BRAGA" DE ANDREQUICÈ, DISTRITO DE PRESIDENTE OLEGÁRIO.

João Rodrigues Braga - Capitão Braga
Esta história aconteceu em Andrequicé, (que tem esse nome devido à grande quantidade de capim existente na região, que é assim chamado). É um distrito de Presidente Olegário, no Noroeste do Estado de Minas Gerais.

João Rodrigues Braga, filho de portugueses, nasceu em 27/11/1845 e faleceu em 21/01/1927, sendo seus pais Manoel Rodrigues Braga e Tereza Cândida de Jesus, viveu toda sua vida na região de Andrequicé, onde era proprietário de grandes extensões de terras, que formavam várias fazendas.

Era casado em primeiras núpcias com Isabel Gonçalves da Mota, (com quem teve oito filhos) filha de Manoel José da Mota, que foi um dos primeiros vereadores de Patos de Minas, tendo tomado posse em 29/02/1868, juntamente com o Major Jerônimo Dias Maciel, quem o trouxe para a região.

Com o falecimento da esposa Isabel, casou-se com uma de suas escravas, Jerônima Maria Braga, com quem teve mais treze filhos. João Rodrigues Braga só tinha o curso primário e não deixou que seus filhos saíssem de Andrequicé para estudar, pois precisava de ajuda para tocar os negócios das fazendas, onde mantinha muitos bois, porcos e outros animais, dando aos filhos a oportunidade de estudarem com professores particulares apenas o fundamental para tocarem a vida.

João Rodrigues Braga por ser muito católico, doou para a Igreja uma área de 108 hectares, construiu a Igreja e mandou vir de Portugal a imagem de Nossa Senhora da Abadia. Em todos os anos no dia 15 de agosto fazia festa em louvor a Santa, o que se repete até hoje.

No ano de 1955 foi criada o Bispado de Patos de Minas, porque até então quem cuidava da Igreja era o Bispado de Uberaba. Na época o Bispo de Uberaba Dom Alexandre Gonçalves do Amaral, mandou um representante da Igreja a Andrequicé para vender as terras que lhe foram doadas pelo  João Rodrigues Braga. Sabendo da intenção do Bispo, o filho de João Rodrigues Braga, Turíbio as comprou e garantiu o espaço da Igreja e suas dependências, inclusive o cemitério.

Do casamento com Isabel Gonçalves da Mota nasceram os filhos:
1)Alfredo Rodrigues Braga.
2)Antônio Rodrigues Braga.
3)Mariana Gonçalves Braga
4)América da Mota Braga
5)Andrezina Mota Braga.
6)José Rodrigues Braga.
7)*Maria Mota Braga.Casada com Manoel Cunha Filho e depois com Romualdo de Mendonça.
8)Aristides Rodrigues Braga.

Maria Mota Braga - Sinhá Braga
*Maria Mota Braga teve seis filhos do primeiro casamento e três do segundo casamento. Era minha avó, mãe do meu pai Mozart Braga.

Não é possível colocar todos os 21 filhos do nosso bisavô Capitão João Braga e seus descendentes, porque são muitos, mas posso adiantar que até a minha geração, a família Rodrigues, Mota e Braga, já se uniu com Mendonça, Simões, Magalhães, Silveira e outras.

Se você tem um desses sobrenomes e se seus ancestrais vieram da região do Alto Paranaíba, ou Noroeste de Minas e deseja conhecer suas origens, venha participar conosco na fresta da Família Braga em setembro.

Ligue para um dos telefones abaixo e faça sua reserva, será um prazer tê-lo(a) com a gente.

1) - João Pinheiro -          38-84012274 - Marilda
2) - Andrequicé    -          34-96730939 - Alaíde
3) - Presidente Olegário - 34-96653377 - Welson
4) - Presidente Olegário - 34-99751495 - Arlete
5) - Brasília -                    61-82183300 - Darci/Lilita