quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

FAIXA DE PEDESTRE DEVE SER RESPEITADA, EM 3D ELAS SÃO MAIS VISÍVEIS.




Para um país onde o motorista e o pedestres não são educados, esse tipo de faixa pode surtir mais efeito do que as pinturas convencionais. Não gosto de fazer comparações, mas em outros países, que conhecemos, o motorista respeita o pedestre e o pedestre respeita o motorista, exceto na Argentina, onde o trânsito é muito parecido com o do Brasil e a buzina é muito usada, fazendo enorme barulho nas ruas de Buenos Aires, principalmente na Av. Nove de Julho, a mais movimentada do centro da cidade.

Seria bom que as prefeituras brasileiras testassem esse tipo de faixa para conscientizar motorista e pedestre que nas ruas cada um deve respeitar o espaço do outro. Como motorista, vemos pedestre atravessando fora da faixa e com pedestre, vemos motorista não respeitando a faixa do pedestre. Quero dar uma sugestão um pouco ousada: como pedestre você deve observar o fluxo de carros e sua velocidade; ao chegar na faixa para atravessar, dê uma paradinha e entre, porque nenhum motorista irá atropelar um pedestre na faixa, pois todos conhecem a lei e sabem que nesse caso as consequências são duras. Enquanto o pedestre ficar parado na guia esperando o motorista parar, não vai atravessar nunca. Muitos pedestres param no semáforo e olham se um motorista está com a seta de conversão ligada, então ele espera o carro fazer a conversão para depois atravessar; errado, o motorista tem que esperar o pedestre atravessar para depois fazer a conversão e não o contrário.

Seria tão bom poder dirigir com tranquilidade e quando pedestre poder atravessar na faixa sem ser atropelado. Vamos torcer e fazer campanhas para que nosso país passe a ser um país civilizado. Algumas cidades brasileiras que conheço, onde o trânsito já é civilizado: Barra Mansa-RJ, Muriaé-MG. Se você conhece outras cidades com um trânsito legal, mande para nós, para que outros saibam.

Nenhum comentário: