sábado, 28 de maio de 2011
ESTUDO DA SEXUALIDADE NA ESCOLA
Neste artigo expomos uma discussão sobre a necessidade de a escola rever seus (pré) conceitos em relação à forma como vem sendo trabalho o tema sexualidade na sala de aula, visto que na contemporaneidade, novos temas, focos de abordagem precisam ser incluídos no currículo, a exemplo da homossexualidade, da homofobia e da diversidade sexual como um todo. Propomos a análise da pesquisa realizada com alunos de diferente faixa etária, de duas escolas na cidade de Itaberaba, uma estadual e outra privada, nas quais foi discutida a exclusão das minorias oriundos da homo e da bissexualidade. A problemática surge da vivencia de situações envolvendo chacotas, e exclusão de um grupo de alunos homossexuais, resultante da homofobia por parte de seus colegas, professores e até mesmo de pais que proíbem a aproximação de seus filhos com os mesmos na escola. Como referencial teórico nos pautamos em Michel Foucault, Marina Castañeda, Paulo Freire, Roberto da Mata, dentre outros que fazem reflexões acerca da constituição histórica e discursiva de conceitos como sexualidade, identidade, tolerância, pluralismo e cultura homossexual, sendo este último um tema recente na esfera educacional. Após a análise dos depoimentos de todos os segmentos que compõe a escola, constatamos que o tema diversidade sexual ainda continua sendo um tabu para muitas instituições de ensino, enquanto isso aqueles que não se adequam ao perfil da heterossexualidade são marginalizados. Portanto, o grande desafio da escola contemporânea é descontruir seus (pré) conceitos e repensar o currículo, entendendo este como um elemento importante para construção de novas identidades.
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