quinta-feira, 26 de maio de 2011

MULHERES CONQUISTAM SEUS ESPAÇOS



O lançamento do livro O Negro no Século XXI, da juíza baiana Luislinda Valois, foi marcado por homenagens. Na abertura da seção de autógrafos, 20 adolescentes do projeto Coral da Cultura Afro-Brasileira, a con vite da ONG Nação Guerreira Educação, fizeram uma apresentação surpresa para a magistrada e presentearam o público com interpretações de três composições, entre elas Meninos do Pelô e o Hino do Congresso Nacional Africano. “Para essas crianças, prestigiar a juíza Luislinda, neste momento tão especial, tem um significado muito grande. Ela é um exemplo de superação para estes jovens negros e de periferia”, declarou Nilson Zuanes, idealizador do projeto.

A seção de autógrafos atraiu centenas de pessoas que esgotaram os livros em apenas uma hora de evento, na livraria Saraiva Megastore, do Salvador Shopping. “Foi e está sendo uma felicidade enorme perceber a repercussão que este trabalho alcançou aqui em Salvador. Espero que muitas pessoas possam refletir sobre as questões raciais, que parece defasada, mas é ainda tão atual, especialmente na sociedade baiana”, comentou a juíza Luislinda Valois.

Entre os mais emocionados do público, estavam sua irmã Lauzalina da Luz Dias, mestre em Educação, e seu filho Luis Fausto Valois, Promotor de Justiça dos Direitos da Educação de Aracaju (SE). “Minha mãe já sofreu muito, mas seu maior mérito é ter enfrentado todas as dificuldades, tornando-se um exemplo de superação, não apenas para família e amigos, mas para todo o povo negro”, diz Luis Fausto Valois.

Amigos, empresários, profissionais de imprensa, autoridades e pessoas anônimas, que se identificaram com a trajetória da primeira juíza negra do país, também prestigiaram o evento. Entre os presentes destacam-se: a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, a desembargadora Silvia Zarif, o professor e advogado, José Raimundo Sant´Anna, o desembargador, Lourival Ferreira, a professora, Ivete Sacramento, o médico, José Bonfim da Luz Alves, Mônica Wagner, entre outros. 

Nenhum comentário: