A Escola Estadual João Pinheiro iniciou suas atividades educacionais em 1905, como Colégio Santo Antônio, internato de meninos e meninas em uma residência na Rua da Matriz, atual rua 20, com 50 alunos e como professor, Benedito Chagas Leite.
Em 1908 o Grupo Escolar de Villa Platina é criado pela vontade política do agente executivo de Villa Platina, Dr. Fernando Alexandre, e do presidente de Minas Gerais, Wenceslau Braz Pereira Gomes, tendo como diretor Benedito Chagas Leite e como professora Alzira Alves Vilela.
Em 1915 assume a direção do Grupo Escolar de Villa Platina, o professor José Inácio de Souza, que renovou e revolucionou o ensino com métodos disciplinares e convincentes falas históricas, mudando hábitos, costumes e a cultura dos tijucanos, passando a ser palco das atenções e realizações esportivas, sociais e culturais da cidade.
Em 1927, o grupo escolar passou a ser denominado Grupo Escolar João Pinheiro, se transformando em celeiro educacional de Ituiutaba, Minas e do Brasil.
Em 1951, o Grupo Escolar João Pinheiro foi vítima de um incêndio criminoso , onde foram destruídos todos os documentos da escola, e passou a funcionar na Casa da Cultura para a realização da reforma do prédio.
Em 1984, o Grupo Escolar, passou oferecer de 5ª a 8ª série, e passa a se chamar Escola Estadual João Pinheiro.
Em 1994, a tradicional escola, vive um momento histórico e inédito no processo educacional. A comunidade escolar, profissionais de educação elegem como diretora a professora Maria Divina de Menezes que inicia o Projeto Por Uma Escola Cidadã e Feliz, cujo projeto revoluciona os métodos, posturas e práticas educativas, focando a escola para a qualidade total na educação por meio da participação atuante e diretiva da Comunidade Escolar, dos Conselhos de Classe, do Conselho de Representante de Turma e Conselho de Pais. A mencionada direção conquista para a escola títulos importantes, como melhor Administração do ano – 1998; Diploma Mérito Administrativo AITMAP - 1999, Troféu APPMG – 2000; diploma de Melhor Escola do Século XX – AITMAP – 2000; Primeiro Lugar 1º ano do Ciclo Intermediário (4ª Série) do SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação Escolar) na 16ª Superintendência Regional de Ensino de Ituiutaba e Segundo Lugar 2º ano do Ciclo Avançado (8ª Série) do Ensino Fundamental. A diretora encerra suas atividades como diretora, aposentando-se em 02/01/02, assumindo a direção sua vice, Maria Madalena Ângelis Alvarez.
Em 2004 é realizado novo processo eleitoral, sendo eleito o professor Carlos Henrique Araújo Vidigal, como vice, Iraneide Rodrigues Melo, com posse em 14 de abril de 2004. A nova direção adota como lema: “Espaço para Criar, Recriar e Inovar”, voltado para uma administração democrática, participativa e inovadora, apoiada pelo Colegiado Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário