segunda-feira, 8 de agosto de 2011

HISTORIA DO BRASIL POLÍTICO



O mês de agosto foi marcado em nosso país por tragédias políticas, desde o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. Em agosto de 1961 outra tragédia se abateu sobre o Brasil, quando Jânio Quadros, um presidente eleito com uma votação surpreendente, anunciou sua renúncia ao mandato de presidente.

O Brasil virou um caos, pois, os militares não aceitavam a posse do Vice-Presidente eleito, Sr. João Goulart, que  naquela data estava em missão diplomática na China. Após muitas conversas, João Goulart retornou ao Brasil e assumiu o governo, porém, foi implantado o Regime Parlamentarista, para que ele pudesse assumir o governo, tendo Tancredo Neves como Primeiro Ministro.

Entretanto, João Goulart conseguiu reverter a situação e retomou o Governo no regime presidencialista através de um plebiscito. Mas seu governo durou pouco e os militares o depuseram em 31 de março de 1964, implantando uma ditadura que durou até 1985, quando, através de eleição indireta foi eleito presidente Tancredo Neves, que morreu sem tomar posse, tendo governado em seu lugar o vice-presidente José Sarney.

Em 1989, em eleição direta, foi eleito presidente da república Fernando Collor, que, como Jânio Quadros, também era muito jovem, com pouco mais de 40 anos. Seu governo também durou pouco, tendo sido deposto em 1992, assumindo o vice-presidente da republica Itamar Franco.

Após esses períodos negros, já tivemos dois presidentes que conseguiram vencer dois mandatos de quatro anos, portanto, já temos dezesseis anos sem interrupções na presidência da república e esperamos que a atual administração, consiga terminar seu mandato em 2014, apesar das tempestades que vem enfrentando em pouco mais de oito meses de governo. Esse é o Brasil que amamos e queremos ver progredir.

Nenhum comentário: