quinta-feira, 4 de agosto de 2011

JOÃO PINHEIRO e os FRUTOS DO CERRADO



Na minha infância tive o privilégio de conhecer a maioria desses frutos apresentados no vídeo. Meu pai sempre trazia da roça alguma fruta, que ele sabia que eu gostava. Outras vezes nós íamos no mato buscar as frutas, tiradas do pé quando estavam maduras. Às vezes nós comíamos ali mesmo aquelas delícias.

Hoje as crianças não conhecem um cajá-manga, um cajuzinho, outra fruta qualquer que antigamente era fácil de se encontrar no meio da mata. Com o corte das árvores do cerrado para produção de carvão, a maioria das espécies já não existem mais. Nossos filhos e netos só conhecem esses frutos por fotografias, ou então pela internet.

A maioria dos sorvetes com sabores de frutas não são naturais, são apenas sabores artificiais com fotos das frutas que já não existem mais. Ainda bem que a EMBRAPA tem feito arquivos de sementes, para não perderem de todo as espécies que já existiram em nossos campos e matas. Uma pena.

3 comentários:

Leonel Roch disse...

Janeska, eu comi uma fruta chamada 'baru'... Existe isso ainda por ai? Abraço e desculpe a ausência dos últimos dias...

cidadejoaopinheiro.blogspot.com disse...

Olá Leonel , senti sim falta de seus comentários que são muito bem vindos. Então , baru é uma fruta pequena e marrom que dá em arvores frondosas. Na fazenda do meu pai ainda resta uma bem velha , porem, está sempre carregada, legal vc ter se lembrado, são coisas de infância , não é mesmo ? Abraço.

Leonel Roch disse...

Sim, Janeska, até hoje, me lembro do gosto do baru, que era meio adocicado e, depois de ser comido, deixava-se o miolo secando, para extrair uma castanha... Realmente, moça, os sabores e cheiros da infância são as melhores recordações que tenho daí. Mas a vida segue. Final de semana bem saboroso ai para você e toda a cidade.