Uma cidade com cem anos deve ter caracteristicas de cem anos, mesmo que ela tenha se desenvolvido tanto que essas caracteristicas tenham desaparecido ao longo do tempo, porém, em algum lugar devem ser preservados os prédios e praças de sua tragetória.
Não queremos dizer que é preciso parar o crescimento de uma cidade para manter seu passado, tudo pode ser feito com critérios que não atrapalhem nem uma coisa nem outra. Imaginem a cidade de Ouro Preto ser desconstruída para dar lugar a uma Ouro Preto moderna, seria uma calamidade. Podemos incentivar o crescimento moderno de uma cidade, mantendo aquilo que ela tinha quando na época do seu nascimento.
João Pinheiro já possuiu vários prédios que deveriam estar mantidos para que os pinheirenses de hoje soubessem o que seus antepassados fizeram por sua cidade. As praças, as igrejas, os prédios públicos deveriam ter sido mantidos e outros modernos construídos para receber as novas tecnologias ao longo desses cem anos de existência e não destruir os antigos para dar lugar aos modernos.
O maior município do Estado de Minas deveria ter sua arquitetura preservada e em torno do antigo criar-se-ia uma nova cidade com tudo que é necessário hoje. Quem disse que o Centro Administrativo tem que ser construido no centro da cidade? Podia ter sido contruído no Alvorada ou Papagaio, puxando o progresso para aquela região e não concentrar tudo no centro, como ocorreu com a Câmara Municipal, a Prefeitura e a Estação Rodoviária. Com isso, os bairros vão ficando desprotegidos, pois, tudo é direcionado para o centro da cidade. Vamos pensar nisso nos próximos cem anos de nossa cidade.
Um comentário:
Gostaria de ver o Video das Vaias recebidas pelo Exelentissimo Prefeito.... Foi LINDO!!!!
Postar um comentário