João Rodrigues Braga, nasceu em 27 de novembro de 1845 filho de Manoel Rodrigues Braga e Thereza Cândida de Jesus, originários de Portugal, de uma cidade cujo nome era Braga. O sobrenome Rodrigues veio da cidade de Rodrigo na Espanha, divisa com Portugal. Estou falando do homem que deu origem à família Braga em Andrequicé e que se espalhou pelo Brasil afora, mas existem muitos em Minas Gerais.
Naquela época os homens ricos compravam títulos como, Coronel, Capitão, etc. e meu bisavô era o Capitão João Rodrigues Braga, filho do Coronel Manoel Rodrigues Braga e Thereza Cândida Braga.
Era católico, tinha devoção com Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, realizando grandes festas no dia 15 de agosto, levando a imagem da Santa para Andrequicé e depois levou também a imagem de São José. A população do lugar fez uma procissão de cavaleiros com a imagem de Nossa Senhora da Abadia para o encontro com a imagem de São José no dia da primeira festa na chegada do Santo naquele local
As primeiras festas de Andrequicé até os anos de 1880 eram movimentadas por carreatas de carros de boi, visto que naquela época ainda não existiam carros automotivos como existem hoje.
O Capitão Rodrigues tinha apenas o curso primário e os seus filhos também fizeram o curso primário em escolas particulares, pois naquela época a escola pública era muito difícil e exigente e o Capitão pensava mais no trabalho e multiplicar suas terras e seu gado, assim preferir que os filhos o ajudassem na fazenda.
Capitão Rodrigues era dono de muitas terras e criador de gado e porcos, dono de muitos escravos, mas sempre exigiu que a família trabalhasse e lutasse, não exigindo o trabalho só dos seus escravos.
Capitão Rodrigues era uma AUTORIDADE e respeitado por todas as pessoas daquela região. Seu primeiro casamento foi com Maria da Mota Braga, filha de uma família tradicional, com quem teve oito filhos. Ficando viúvo, casou-se com uma de suas escravas a quem deu seu nome Jerônima Maria Braga.
Com Jerônima, o Capitão realizou o seu segundo casamento em sua própria fazenda em Andrequicé, numa festa onde os convidados permaneceram por muitas horas, tendo sido oficializado pelo Juiz de Paz Felix de Araujo, Escrivão Firmino Bezerra, tendo como testemunhas Antônio Valeriano de Andrade e Antônio Batista Coelho.
ESSE É O INÍCIO DA HISTÓRIA DE MINHA FAMÍLIA QUE PRETENDO CONTAR AO LONGO DO TEMPO, PARA QUE VOCÊS POSSAM CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DE JANESKA APARECIDA BRAGA, UMA PINHEIRENSE QUE AMA SUA TERRA NATAL.
10 comentários:
Parabéns Janeska! Suas raízes com certeza influirão mais ainda no conceito que as pessoas têm de você. A propósito, o Roberto Carlos é seu parente também? Dá uma olhada que é!
Abraços
Renato Cury
parabens....samos parentes..rss
Muito bom....samos da mesma família..rs
parabens....samos parentes..rss
boa tarde!
Gostei da sua história e gostaria de me aprofundar mais, uma vez que acredito sermos parentes,mesmo que distantes. Meu nome é adinan jose braga, sou natural de patos de minas. Gostaria de entrar em constato com vc. Meu email é Adinanjb@yahoo.com.br.
Parabéns!
Será q vc poderia me informar em qual cartório eu conseguiria á certidão de casamento dele?
Se tiver como meu zap é 64 999742506
Se tiver como meu zap é 64 999742506
Boa noite. Sou Helvecio Marcos Braga, neto de Sebastião Rodrigues Braga. Meu avô era da região de Brejo Bonito. Acho que somos parentes do capitão João Rodrigues Braga. Se puder entrar em contato, meu e-mail é helveciobraga@msn.com
Somos parentes então mas na verdade a história é dos mendes meu bisavô que buscou a santa e minha triavó doou o terreno primo te contaram errado
Postar um comentário