CURITIBA
Arena da Baixada - Estádio Joaquim
Américo Guimarães
A Arena da Baixada receberá quatro
jogos da Copa do Mundo de 2014 e a reforma alcançou 45,74% em setembro. São
sete frentes de trabalho, que incluem demolições, obras civis, estacas e terraplanagem.
O estádio terá capacidade para 41 mil espectadores, com investimento de R$ 234
milhões, sendo R$ 123 milhões via financiamento federal. A previsão de
conclusão das obras é junho de 2013.
Mesmo antes da escolha do Brasil como
sede, o estádio do Atlético Paranaense rivalizava com as melhores arenas de
futebol do mundo. Na Copa do Mundo de 2014 serão quatro partidas, todas válidas
pela primeira fase da competição. A que promete maior visibilidade é a prevista
para segunda-feira, dia 23 de junho, com a presença da seleção cabeça de chave
do Grupo B contra a equipe B4. Os outros três duelos serão entre as equipes
sorteadas como F3 e F4, na segunda-feira, dia 16 de junho, E2 e E4, na
sexta-feira, dia 20 de junho, e H2 e H3, na quinta-feira, dia 26 de junho.
O Atlético Paranaense adaptará o
estádio às exigências da FIFA, com a finalização do setor de arquibancadas
paralelo ao gramado e a remodelação da cobertura. O complexo esportivo,
projetado para ser um espaço destinado a múltiplos eventos, contará com um
centro de negócios e um comercial, internet wireless, praça de alimentação e
estacionamento para 1.900 veículos.
ME/Portal
da Copa/Outubro2012
INFRAESTRUTURA
Curitiba se prepara para a Copa do
Mundo FIFA Brasil 2014 com investimentos de R$ 862,4 milhões para 13 obras
previstas na Matriz de Responsabilidades. Desse total, R$ 563,6 milhões são
financiados pelo governo federal e R$ 84,5 milhões por meio de recursos
federais diretos. A contrapartida local é de R$ 117,3 milhões e R$ 97 milhões
virão da iniciativa privada. Além das intervenções no estádio, estão previstas
nove de mobilidade urbana e três no aeroporto.
Nas obras de mobilidade urbana, serão
investidos R$ 543,9 milhões, sendo R$ 440,6 milhões de financiamento federal e
R$ 103,3 milhões de recursos locais. Ao todo, a cidade receberá nove obras de
mobilidade urbana: quatro corredores de ônibus, um Bus Rapit Transit (BRT),
duas vias de acesso, uma central de monitoramento e um terminal urbano.
O Aeroporto Afonso Pena terá sua
capacidade de passageiros anual aumentada em 87%, passando de 7,8 milhões para
14,6 milhões. Para isso, receberá três obras: uma no terminal de passageiros e
duas de pista e pátio, com investimento de R$ 85 milhões.
CIDADE
MODELO
Capital do estado do Paraná, com 1,8
milhão de habitantes e invejável Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de
0,856, terceiro entre as capitais, Curitiba se tornou referência nas áreas de
transporte viário, turismo e ecologia urbana.
A cidade é enriquecida pela combinação
de imigrações europeias – como alemães, italianos, poloneses e ucranianos.
Entre os itens que conferem boa qualidade de vida aos curitibanos estão suas
amplas e arborizadas avenidas, áreas de lazer, distritos industriais planejados
e bairros residenciais dignos de uma metrópole moderna e cosmopolita.
O polo industrial diversificado confere
à capital o posto de quinta maior economia do Brasil. É, também, uma das cinco
melhores cidades para se investir na América Latina. A gastronomia é
diversificada e oferecida por mais de 5 mil restaurantes.
Na cidade, os turistas ainda têm acesso
a bons museus, parques de surpreendente beleza, como o Barigui e o Jardim
Botânico, infraestrutura com qualidade acima da média e uma rede hoteleira com
cerca de 20 mil leitos.
RAIO-X
Área: 434,967 km²
População: 1,7 milhão de hab.
Densidade: 4.202,83 hab/km²
PIB: R$ 32.153.307 mil
Fuso Horário: Brasília: GMT -3h
População: 1,7 milhão de hab.
Densidade: 4.202,83 hab/km²
PIB: R$ 32.153.307 mil
Fuso Horário: Brasília: GMT -3h
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