terça-feira, 11 de dezembro de 2012

MENSAGEM QUE NOS TRAZ UM BEIJA - FLOR.


Alegria e beleza é a mensagem do Beija-flor.

Valter Barros Moura


O Beija-flor ou Colibri é a menor de todas as aves e a única criatura capaz de um vôo a toda velocidade, parar e pairar no ar. Também é a única ave capaz de voar para trás, para os lados, para frente, para cima ou para baixo e também flutuar em pleno ar. Esse Animal de Poder traz mensagens muito especiais para todos nós, porque se trata de um professor da alegria, cujas lições e presentes são muitos, incluindo a capacidade de cura através da luz, como se um raio laser saísse de seu bico. Possui muita energia e resistência para viagens longas além da capacidade de voar em lugares pequenos para levar essa cura por meio da alegria, trazendo a felicidade e o amor sem demora, pois essa é sua medicina.

Simbolicamente esse é um Guia Espiritual que possui um padrão incomum, pois o Beija-flor, ao pairar no ar, é capaz de mover suas asas e formar a figura de um oito, símbolo padrão do infinito. Isto traz uma mensagem para nós: muitas vezes nos encontramos parados no tempo, lamentamos ou sentimos saudade do passado que se foi ou estamos esperançosos pelo futuro que está por vir e trazer coisas melhores, enquanto no presente construímos castelos no céu. Por isso esse primal nos mostra como ver o passado e, em seguida, deixa-lo ir, em vez de estarmos continuamente presos a ele.  Com isso aprendemos a compreender que o passado cria o futuro e mesmo que algumas lições tenham sido duras e dolorosas demais na época, nós não poderíamos ser quem somos sem essas aulas.

Nós precisamos do passado para podermos criar um futuro, mas não devemos habitar nem em um tampouco em outro e, sim, refletirmos sobre ambos de uma forma que não deixemos o agora, o presente se tornar amargo. Se nos tornarmos observadores de nossas vidas, movermos um passo para trás e outro para frente, poderemos ver os acontecimentos de uma forma diferente. É isso que o Colibri nos ensina, a ir além do tempo e ver que o que aconteceu no passado e o que pode acontecer no futuro não é tão importante quanto o que está ocorrendo no agora. A energia desse totem nos lembra de pairarmos no momento presente para apreciar sua doçura. Beber profundamente o néctar da vida no agora.
O Beija-flor vive de pequenos insetos e do néctar das flores, está sempre em busca da doçura da vida. Com a sua longa língua capaz de atravessar a camada muitas vezes dura e amarga exterior para apenas para descobrir a doçura que está abaixo. Flores e plantas são amadas por ele e, ao mesmo tempo que suga o néctar das flores, ele as poliniza. Devido a isso, muitas culturas vinculam seu trabalho às propriedades curativas das flores e ervas e, em muitas tradições, penas de Beija-flores têm sido reverenciadas por suas qualidades quase mágicas. Diz-se que o Beija-flor pode trazer o amor e a alegria como nenhum outro medicamento, bastando apenas sua presença para quem o observa.


A leveza de seu zumbido e a vibração de suas asas simbolizam a essência de sua cura sutil e energética que esse primal nos proporciona. Sua leveza física é um poderoso lembrete para nós nos iluminarmos, principalmente quando estamos sobrecarregados com preocupações do dia-a-dia que impede dos nossos espíritos de evoluirem. Esta mensagem é mais profunda se notarmos que este é um Animal de Poderque possui penas de cores iridescentes, o que faz com que algumas espécies tenham recebido nomes de pedras preciosas como as espécies Ruby-throated.

Nenhum comentário: