sexta-feira, 22 de março de 2013

HOJE É O DIA MUNDIAL DA ÁGUA.


Hoje se comemora o dia mundial das águas, entretanto no Brasil esta data não tem muito que se comemorar. Nossa legislação ainda não nos protege da possível escassez de água, que já se aproxima, muito mais rápido do que imaginávamos.

Pouco mais de 58% da água tratada no Brasil é aproveitada, o restante se perde por canalização inadequada ou mal feita, transformando-se em prejuízo para os contribuintes. Dizer que o país é jovem, por isso não tem experiência em tratamento e canalização da água é, no mínimo uma desculpa esfarrapada, porque existem experiências em países estrangeiros que podem ser trazidas para o território brasileiro.

Outro problema sério é o tratamento do esgoto, que não é feito regularmente, contaminando a água dos rios e córregos. Apenas 1739 municípios brasileiros tratam seu esgoto, mesmo assim não totalmente. Se o esgoto for tratado antes de ser lançado nos rios, a água pode ser usada normalmente, desde que passe por um tratamento para purificá-la, mas com os esgotos não tratados, suas águas ficam irrecuperáveis para o consumo humano.

Como um país agrícola que somos, nossas águas são contaminadas por pesticidas e outros produtos tóxicos usados por agricultores e pecuaristas, transformando-as em grande potencial de contaminação do ser humano.

O Brasil possui o maior reservatório subterrâneo de água do mundo, aquífero Guarani, que corta sete estados brasileiros e atinge Argentina, Uruguai e Paraguai. Aqui essa reserva subterrânea de água já está sendo usada em algumas fazendas, através de poços artesianos.

Esperamos que a humanidade encontre uma forma de melhor aproveitar a água potável que ainda existe sobre a terra e que a terra não seja devastada por culpa do homem. Hoje, já existe uma disputa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro pelo uso das águas do Rio Paraíba do Sul. Esse rio nasce no município de Guararema no Estado de São Paulo e está sendo sondado para o abastecimento da capital paulista, entretanto o mesmo rio abastece a cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, o que já está gerando um certo clima de guerra.

Nenhum comentário: