quarta-feira, 22 de maio de 2013

ANALFABETISMO POLÍTICO DO POVO BRASILEIRO


Nosso país, segundo a história, foi formado por índios, negros e europeus. Os europeus, que aqui chegaram a partir do século XVI provavelmente eram uma meia dúzia de intelectuais e o resto trabalhadores de baixo nível de escolaridade.

Digo isso porque em poucos países da América do Sul existem pessoas que entendem de política, sendo sua maioria analfabetos politicamente. No Brasil, qualquer pessoa bem trabalhada, consegue enganar mais de 100 milhões de eleitores e eleger-se presidente da república. Após a eleição começam as reclamações, mas apenas nas esquinas ou nos botecos, nenhuma manifestação mais radical, como acontece em outros países mundo afora.

Ano passado tivemos eleições municipais, onde alguns com "marqueteiros" bem pagos conseguiram o cargo de prefeito em suas respectivas cidades, prometendo mudanças nos primeiros dias de governo, no que muitos acreditaram. Hoje, 140 dias de governo, as reclamações estão por toda parte, mas sem nenhuma manifestação mais séria, como greves, protestos e outros atos semelhantes.

Somos um povo pacífico? Não, somos um povo acomodado. Apanhamos, reclamamos, mas fazemos tudo igualzinho novamente após 4 anos de governo. Garanto a vocês que os prefeitos que aí estão, recebendo críticas por terem prometido tudo para ganhar as eleições e hoje continuam agindo como seus antecessores, provavelmente serão reeleitos em 2016, desde que a partir de 2015 façam algo que agrade os eleitores descontes hoje e tudo será esquecido.

Precisamos com urgência, ensinar política nas escolas, desde o ensino fundamental, até a universidade, porque só assim teremos eleitores conscientes e eleitos responsáveis pelos cargos que assumirem, sem se elegerem com promessas vazias como acontece atualmente.

VAMOS LUTAR PARA QUE O FUTURO DO NOSSO PAÍS SEJA DIFERENTE DO PRESENTE.

Nenhum comentário: