domingo, 26 de maio de 2013

O TRANSPORTE FERROVIÁRIO ENCURTA DISTÂNCIAS E UNE PESSOAS AO LONGO DAS FERROVIAS.


Analisando a história de desenvolvimento do Brasil ao longo dos anos, chegamos à conclusão que nosso país cresceu à beira das ferrovias. Na região mais próxima do litoral onde se encontram os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espirito Santo e Bahia, as cidades são mais próximas umas das outras, enquanto que para o interior do continente as distâncias entre cidades são maiores.

No Noroeste de Minas, que está mais distante do Oceano Atlântico podemos observar que as cidades estão com mais de 100 quilômetros uma da outra, como é o caso de João Pinheiro. Na Zona da Mata Mineira, ou no Estado do Rio de Janeiro, a maior distância entre cidades não passa de 50 km, tornando as comunidades mais amigas, até mesmo existindo união de famílias entre elas, o que fortalece seu progresso, pois todos pensam da mesma forma, sem a existência de rivalidades, como acontece em outras regiões.

Já tivemos oportunidade de citar aqui a necessidade do Governo Federal investir em ferrovias, pois assim os custos de viagens de passageiros e transporte de cargas ficariam mais baixos. Entretanto, essa é uma tarefa para os Deputados em Brasília, que foram eleitos para defenderem os interesses dos Estados e Municípios, inclusive apresentarem sugestões para minorar o sofrimento do povo.



Até a tomada do poder pelos militares no Brasil, as ferrovias eram o meio de transporte usado pelos brasileiros para se deslocarem de uma cidade para outra, inclusive por longas distâncias, entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil. Quando os militares assumiram o Governo Central, começaram desativar as ferrovias e investirem nas rodovias, com o objetivo de atender compromissos com governos exportadores de petróleo.



As rodovias começaram receber asfalto, as indústrias de automóveis e caminhões receberam incentivos para produção de veículos e instalação de montadoras no país e outros benefícios.

Houve uma época em que o Governo Federal iniciou a construção de uma ferrovia que ligaria o Norte ao Sul do País, atravessando todo o território nacional, mas não temos ouvido nada a respeito de sua continuidade, nem mesmo o incentivo à industria de máquinas e vagões ferroviários vemos na mídia.

Quando da escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo em 2014, falou-se muito na instalação do Trem Bala em nosso país, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro e mais tarde São Paulo à Brasília. Porém, nada de concreto tempos visto a respeito dessa notícia.

O pior de tudo é que o Governo Federal incentiva a produção de automóveis, a compra facilitada destes pela população, mas não investe em transporte público. As cidades estão parando, até mesmo aquelas com menos de cinquenta mil habitantes já não comportam o volume de carros em suas vias públicas.

Nosso país está à beira do caos por falta de investimentos em transporte público, construção e manutenção de vias adequadas ao número de veículos existentes hoje e que irá aumentar cada vez mais, devido aos incentivos dados pelo governo. As pessoas estão se estressando, cometendo loucuras nas vias públicas, mas nenhum sinal de tomada de decisão é esboçado pelo governo. Até quando vamos aguentar.




Nenhum comentário: