A historia do Brasil tem certos episódios que nos deixa perplexos. Todo país civilizado, como o nosso, preza em conhecer sua história, mas vendo esse vídeo cheguei à conclusão que precisamos melhorar muito o ensino nas escolas fundamentais e de nível médio.
É correto que o país passou por uma ditadura, mas isso já ficou no passado há mais de 25 anos, portanto, jovens de até 20 anos de idade deveriam conhecer melhor o que aconteceu desde nosso descobrimento pelos portugueses em 1500.
Durante muitos anos o Brasil foi um país de analfabetos, só estudavam quem tinha condições financeiras, mas a partir do governo Vargas as coisas começaram melhorar, vindo para cá industrias estrangeiras que necessitavam mão de obra mais qualificada para trabalhar com máquinas e disso dependia a alfabetização.
No governo JK começaram chegar as montadoras de veículos, necessitando ainda mais de mão de obra especializada e alfabetizada. Muitos trabalhadores de nível técnico vinham dos países de onde procediam as indústrias e ensinavam nossos jovens as profissões que temos hoje.
Durante o governo militar foi criado o MOBRAL uma forma de tentar ensinar as pessoas adultas lerem e escreverem. Pode ter sido uma forma de incentivo, mas os resultados não foram o que se pretendiam. Depois criaram os cursos supletivos de primeiro e segundo graus, uma forma também de tampar o sol com a peneira, porque o que mais se via eram semi-alfabetizados portando um diploma.
Mas, todas as tentativas foram válidas e hoje temos uma grande parte da sociedade brasileira ostentando um diploma de nível superior, porque o governo desde o fim da ditadura vem trabalhando para que todos tenham acesso ao ensino, principalmente profissionalizante, com a criação, ou transformação de escolas agrícolas em institutos de educação profissional em diversas áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário