quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

JOÃO PINHEIRO PRODUZ FRUTAS DO SERRADO EM ÁREAS LIVRES, ONDE TODOS PODEM COLHÊ-LAS.

Aproveitando um dia de verão saímos para visitar pontos turísticos de João Pinheiro e no trajeto colhemos alguns frutos de PEQUI e descobrimos alguns pés de araticum com frutos, que deverão em breve estarem disponíveis para consumo, após amadurecerem.

Na Região de João Pinheiro e todo o cerrado brasileiro, é comum nesta época do ano, as pessoas saírem para colherem pequi, que são consumidos com frango, ou arroz. Seu cheiro e sabor são fortes, o que para muita gente não é saboroso, mas para nós que fomos criados saboreando essa iguaria, é tudo de bom.

Nas fazendas nesta época do ano, é muito comum reuniões com várias pessoas, entre amigos e parentes para paneladas de arroz com pequi e frango com pequi, que inicia cedo e vai até à tarde, quando todos retornam para suas residências.





O araticum é semelhante à fruta do conde ou pinha, que existem em algumas regiões do Brasil, muito comuns nos quintais ou pomares. Sua poupa é branca e muito doce o que chama a atenção das crianças e mulheres grávidas. Dentro de alguns dias iremos buscar alguns frutos de araticum para mostrarmos aqui no blog.
  1. "Annona coriacea, vulgarmente chamada ata, fruta-do-conde, cabeça-de-negro, araticum-do-campo, araticum-dos-lisos e marolinho, é uma árvore pequena, não pioneira, da família das anonáceas, que ocorre nos cerrados do Brasil. Wikipédia".


Nenhum comentário: