Considerando o término do prazo dado pelo Governo Federal para que as cidades brasileiras se adequassem à Lei, referente aos chamados "LIXÕES" espalhados por todo o país, estamos publicando algumas matérias encontradas na internet que poderão auxilar os administradores municipais na solução desse grave problema.
Não podemos deixar de criticar a população, pois é ela a grande culpada pelo acúmulo de lixo nas ruas e mesmo nos lixões, face ao descarte inadequado que faz desses resíduos. Claro que não tivemos nenhuma orientação para agirmos de forma diferente, o que deveria ter sido feito nas escolas desde os primeiros anos em que a criança se matricula, até a universidade. Também as empresas, principalmente indústrias deveriam manter cursos e palestras para seus trabalhadores, para que eles soubessem como descartar seus lixos corretamente, tanto na empresa, quanto nas ruas e em suas próprias residências.
Esperamos que a partir de agora essa mentalidade comece ser incutida nas crianças pelos professores, por seus pais e nos adultos pelos responsáveis de empresas ou órgãos nos quais trabalham. Outra medida já em uso em várias partes do mundo e no Brasil começa em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, é a multa aos que descartam lixo em vias públicas. Entretanto, esse procedimento deve ser muito bem analisado antes de sua implantação, porque não adianta elaborar e editar leis, sem que haja condições de aplicá-las através de fiscalização constante.
Temos certeza que as postagens que estão sendo preparadas para os próximos dias foram muito bem selecionadas e com certeza irão despertar o interesse de todo o cidadão que quer ver sua cidade limpa, isenta de inundações e de doenças que o lixo mal cuidado provoca em todos os cantos do nosso Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário