Foi muito bonito o quinto encontro da família Braga em Andrequicé. Na sexta feira começaram chegar os parentes, que no sábado, dia 20, se uniram em uma grande reunião de familiares de todos os cantos do Brasil. Muitos não se conheciam, mas outros mataram saudades da infância e juventude em suas cidades de origem, principalmente João Pinheiro, no Noroeste Mineiro, onde se concentra grande parte dos Bragas, netos de Sinhá Braga, filha do precursor de tudo que aconteceu em Andrequicé, entre 1800 e 1900.
Neste vídeo, onde colocamos as fotos que fizemos durante a festa, nos dias 20 e 21 de setembro de 2014, mostramos não só os familiares do Capitão João Rodrigues Braga, com suas duas esposas e seus 21 filhos, mas também parte de sua obra naquele local. Sua primeira esposa Dona Isabel, teve 08(oito) filhos e a segunda esposa, Dona Jerônyma teve 13(treze) filhos, entretanto, as más línguas, inclusive dos descentes durante a festa, diziam que naquela região muitos outros filhos podem ter sido gerados por ele, mas não registrados.
Nas fotos acima, mostramos a capela que ele construiu para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Abadia, feita de madeira, vinda de Portugal para Andrequicé e o cemitério que ele também construiu para atender seus familiares e os moradores de suas fazendas. A imagem original, segundo informações, foi mandada para ser pintada fora e quando voltou notaram que a mesma tinha sido trocada por uma réplica, que até hoje está na capela. Em outras fotos, mostramos o cemitério bastante danificado, precisando de uma restauração e manutenção para que não desapareça futuramente.
A Igreja que hoje atende a comunidade, foi construída recentemente, bem como o Salão dos Romeiros, que atendem a comunidade e romeiros de várias partes do país no mês de agosto, cuja festa é realizada no dia 15 em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.
Em Andrequicé, tudo gira em torno do nome Braga, pois ainda existem muitos descendentes de João Rodrigues Braga morando naquele distrito, onde a família adquiriu uma área onde será construído um condomínio, para que todos tenham um pequeno apartamento à beira do rio, onde poderão passar férias e participarem da festa de Nossa Senhora da Abadia, uma tradição que foi iniciada pelo nosso querido e inesquecível João Rodrigues Braga.
Gostaríamos de pedir a todos os Bragas, descendentes do Capitão João Rodrigues Braga que participassem deste blog, mandando notícias, fotos e vídeos de toda a família para que nossas raízes permaneçam firmes e se ramifiquem cada vez mais formando a maior família existente no mundo. Muitos descendentes hoje não têm o sobrenome Braga, mas se buscarem em sua árvore genealógica verão que são descendentes do Capitão Braga e de Dona Isabel, ou Dona Jerônyma e que devem se apresentar para que sejam incluídos na família Braga e seus descendentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário