Quem não gostaria de desfrutar uma vida tranquila e saudável depois de longos anos de trabalho? As pessoas atualmente buscam a oportunidade de viver plenamente depois da aposentadoria, em um período que se estende com a longevidade alcançada nos últimos anos.
Desde novembro de 2013 se conhece quais são as 20 cidades brasileiras que possuem a melhor qualidade de vida, considerando aspectos econômicos, demográficos e sociais. Graças a um estudo realizado pela empresa Urban Systems, a pedido da revista Exame, é possível saber quais são os municípios com mais de 100 mil habitantes que reúnem as principais condições para que possamos morar depois de nossa aposentadoria.
As cidades, por ordem de grandeza do IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano nos Municípios. O IDHM é adaptação de IDH, ou Índice de Desenvolvimento Humano, que é utilizado para analisar países.
O índice vai de zero a um, quanto mais próximo de um, maior o desenvolvimento humano. Os indicadores são divididos por diversas áreas, que sintetizam a qualidade de vida e o conforto que podemos obter em uma cidade que compreende expectativa de vida, renda, escolaridade, infraestrutura, segurança ou baixos índices de criminalidade, atividades de lazer, acesso à saúde pública e meio ambiente saudável.
O ranking brasileiro, de acordo com os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, de 2013, publicados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário