Como já foi dito anteriormente, viver em Portugal é um sonho de muitos brasileiros. Mas como conseguir viver em Portugal legalmente? Essa é a questão, porque como esse país é a porta para a Europa, há muitas restrições para estar legalmente morando ali e se beneficiar com a oportunidade de circular por toda a Europa sem ser barrado e deportado de volta ao Brasil.
Quando lá estivemos nos deparamos com muitos brasileiros trabalhando no comércio, como garçom, vendedor, ou como motorista de ônibus, ajudantes em várias especialidades, porém todos legalmente. Ali você não encontra só brasileiros, mas uma infinidade de sul americanos, que deixam nossa região em busca de melhores condições de vida e conseguem, mas precisam trabalhar muito.
Conversamos com várias pessoas, mas uma brasileira nos chamou a atenção. Nos encontramos no aeroporto de Lisboa e como falávamos português, ela se aproximou para tirar uma dúvida quanto à viagem para o Brasil. Conversamos rapidamente e quando chegamos em Madri não a vimos, achamos que teria sido barrada por algum motivo na saída de Portugal. Por coincidência quando nos acomodamos no avião para o Brasil, a vimos sentando ao nosso lado, o que possibilitou uma conversa mais profunda, já que o voo duraria cerca de 10 horas até Guarulhos em São Paulo. Ela nos disse que seu marido foi antes para Portugal para trabalhar de garçom, sendo que ela e as duas filhas ficaram em São Paulo. Após alguns anos ela e as filhas também embarcaram rumo à capital portuguesa. Lá ela também foi trabalhar de garçonete no mesmo estabelecimento que seu marido e suas filhas foram estudar em escola pública. As meninas estudam em período integral, das 07,00 às 17,00 horas e os pais quando saem do trabalho as pegam e vão para casa. Ela nos disse que no Brasil sempre pagaram aluguel e em Lisboa já compraram a casa própria, coisa que, segundo ela, não teriam conseguido em sua pátria. Ela e outras pessoas com quem conversamos, disseram que em nenhum momento pensam em voltar para o Brasil, mas sempre que podem, vem visitar os parentes que aqui ficaram.
Então, ficou curioso em saber como viver legalmente em Portugal? Assistam o vídeo, que é bem fácil de entender. Em breve faremos outras publicações sobre Portugal, Aguardem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário