terça-feira, 5 de dezembro de 2017

SANTIAGO DO CHILE, MAIS UM SONHO REALIZADO.


Estamos em Santiago do Chile. Outubro/2017 foi a data em que fomos conhecer essa bela cidade. Aqui,  mesmo sendo América do Sul, parece mais com cidades da Europa. Lembra muito Lisboa, onde estivemos em outubro de 2016. 

Aqui o povo é educado, os motoristas respeitam o pedestre e os chilenos fazem tudo para agradar o turista. As ruas são muito limpas e não se vê buraco no asfalto. A sinalização é perfeita e os prédios públicos, ou privados são mantidos em perfeito estado de conservação, porem a arquitetura é preservada.

Não se vê, como no Brasil, excesso de propaganda nas fachadas, aliás, não existem propagandas, nem nomes de lojas para atrair clientes. às vezes você entra em uma portinha e lá dentro se depara com um shopping com vários pavimentos, sendo cada segmento em um andar. 

 Há muito patriotismo por parte dos chilenos, pois procuram mostrar ao mundo aquilo que possuem em seu território. Essa placa fica em uma praça de frente para a Catedral. Alias, o país é muito católico, não sendo encontradas igrejas de outras denominações na cidade.
Eles preservam as estátuas de seus ex-presidentes em frente ao Palácio do Governo, como essa de Salvador Allende.

Outras estátuas são encontradas nessa e em outras praças da cidade, mostrando quais foram os fundadores da cidade e os Presidentes que estiveram à frente do Governo do País ao longo de sua história.


 Aqui, na fachada da Catedral, uma foto do Papa Francisco que visitou o País recentemente. Esse é um ponto turístico muito visitado em Santiago. A praça recebe muitos visitantes que levam consigo como lembrança muitas fotos feitas com a família.
 Nós, visitando uma loja à tarde, quando a temperatura já estava em torno de nove graus. Durante o dia o clima é ameno, chegando a mais de vinte graus, mas à tarde e noite chega a menos de dez.

Nas lojas e nas ruas, não se vê camisas de mangas curtas devido às baixas temperaturas. Demoramos muito para conseguirmos comprar uma camisa de manga curta, coisa rara naquela cidade.
Aqui uma Igreja por dentro, muito bem ornamentada. Com uma baixa luminosidade a decoração se destaca pelo uso de muito dourado nas paredes e no teto. Isso se encontra em todas as Igrejas que visitamos em Santiago do Chile. 

Essa é nossa pequena contribuição para os seguidores do blog e os amigos de João Pinheiro.

Nenhum comentário: