REPOSTAGEM
Considerando que esta foi uma das primeiras postagens que fizemos no BLOG, estamos colocando-a novamente, para que as pessoas possam entender melhor nosso objetivo.
A estratégica localização, no Noroeste, na região do Urucuia, proporciona permanente intercâmbio comercial e cultural com quatro Capitais e importantes cidades da região, tanto no Triângulo como no Norte do Estado. Tinha um território, segundo em Minas, que media14551 quilômetros quadrados antes da emancipação do distrito de Brasilândia. A cidade é de ótima infra-estrutura e está a 800 metros de altitude. Chega-se lá pela rodovia BR-040 por 388 quilômetros . Tem aeroporto. É comarca de 2ª Entrância. Santana dos Alegres foi a denominação do primitivo povoado pertecente ao bispado de Pernambuco - que deu origem ao município. Segundo a tradição oral, um boi curraleiro muito bravo que vivia nas adjacências do local, freqüentemente, ao anoitecer, ia para o arraial e lá permanecia durante toda a madrugada a mugir. O hábito daquele animal, chamado Alegre, intrigava a todos. Conta-se que esta foi a razão do nome do povoado, formado por volta de 1818 por pequenos fazendeiros e garimpeiros, que ali se fixaram atraídos pelas fartas pastagens e lavras de diamantes. Em 1873, a vila de Santana dos Alegres foi elevada a município. Até 1902, o garimpo foi bastante explorado às margens do rio Santo Antônio e no leito de outros cursos dágua. A Vila de Santana dos Alegres, em 1911, recebeu seu nome atual. Em 1925 foram-lhe concedidos foros de cidade e sede de município. Como atrativo natural, João Pinheiro apresenta a cachoeira do Garimpo, localizada no Ribeirão do Garimpo. Julho é um mês festivo na cidade, quando ocorrem exposições agropecuárias com leilões, rodeios e grandes atrações artísticas e em setembro comemora-se o aniversário da cidade, sendo que neste ano de 2011 comemorou-se um centenario.
A estratégica localização, no Noroeste, na região do Urucuia, proporciona permanente intercâmbio comercial e cultural com quatro Capitais e importantes cidades da região, tanto no Triângulo como no Norte do Estado. Tinha um território, segundo em Minas, que media
4 comentários:
Ola achei o maximo, legal mostrar a historia desse Cidade tão facil de ser amada. João Martins
Voltando aqui, depois de umas férias! Parabéns pela boa movimentação do site.
Bom retorno Leonel, que tenha tido boas férias. Estamos nos mantendo, apesar das dificuldades em conseguir matéria para o Blog, em função do pouco tempo que dispomos.Janeska.
Parabéns!
Bem apresentado!
Bom trabalho!
Postar um comentário