segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ANDREQUICÉ 2011 - A FESTA JÁ COMEÇOU



Atraídos pela fé e devoção em Nossa Senhora da Abadia , devotos de vários pontos da região, já começaram a chegar ao Santuário de Andrequicé. Este ano são esperados mais de 60 mil pessoas.

A tradicional Festa de Andrequicé é comemorada à mais de 100 anos, e todos os anos recebe milhares de devotos. De moto, carro, bicicleta, a pé, carro de boi ou cavalo, para eles não importa a forma como se deslocam, o importante mesmo é chegar em paz e prestar contas com a padroeira e pagar a sua promessa.

A festa começa oficialmente no dia 06 de agosto, mas Andrequicé já recebe um bom número de romeiros, turistas e barraqueiros, ganhando um novo impulso na economia local, já que muitos moradores alugam pontos comerciais,casas, terrenos, sendo assim uma ótima fonte de renda para os moradores.

\\\"Todos os anos, eu e meu sogro alugamos este ponto, vendemos salgados, bebidas, sanduiches e principalmente pamonha, chegamos em Andrequicé no meio do mes de julho, é cansativo mas gosto muito desta festa\\\" falou Jean.

Outro ponto que podemos observar, foi o grande número de casas que estão sendo erguidas, várias famílias também já ergueram suas barracas “Cheguei aqui no dia primeiro, e só vou embora no dia 16, todos os anos acampamos neste local, gosto muito da festa, ficamos aqui eu meu marido e meus filhos” disse dona Maria de Varjão de Minas.

Neste final semana e no próximo a movimentação se intensifica. Na sexta-feira(5) saiu de Presidente Olegário uma comitiva de carreiros que fazem a peregrinação com os carros de bois mantendo a tradição, já no sábado(6), saiu a tradicional cavalgada promovida pelo Clube do Cavalo. Desde o mês de julho romeiros do município e da região já estão fazendo a peregrinação a pé. De João Pinheiro, muitos romeiros também vão para Andrequicé nessa época, inclusive eu e meus amigos estaremos lá no dia 13, sábado.


3 comentários:

Leonel Roch disse...

Janeska, lendo, aqui, sua postagem sobre essa festa, lembrei-me do Guimarães Rosa. No "Grande Sertão: Veredas", ele coloca uns personagens num lugar com esse nome! Será o mesmo? Depois, dê uma olhada no livro e vamos ver se é isso mesmo. Grande abraço e semana BEM festiva para você!

cidadejoaopinheiro.blogspot.com disse...

Leonel,postei uma publicação referente á Andrequicé citada por Guimarães Rosa, acredito que possa ter algo relacionado sim, pois ,em seu livro Ele descrevia algumas pessoas que moravam por essas bandas. Obrigada por sua postagem , comentários assim nos leva a pesquisar mais e interagir com a literatura. O saber é essencial a todos .

Anônimo disse...

Ola Janeska, Sou de Presidente Olegário moro em Brasília a 33 anos e estou a procura de um livro que fala sobre Andrequicé. Sabendo que você é uma grande pesquisadora da região de Andrequicé, você saberia me dizer onde eu posso encontrar esse livro?

Grato,
Baltazar