quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UMA MULHER MOSTRA O BRASIL AO MUNDO.


Visita de Dilma desperta atenção na Bulgária

27/9/2011 13:21,  Por Redação, com ABr- Brasília

4
A uma semana da chegada da presidenta Dilma Rousseff à Bulgária, a viagem dela desperta a atenção da imprensa e dos búlgaros. A cidade de Gabrovo, onde nasceu Pedro Rousseff, pai de Dilma, prepara-se para a visita. A principal referência a Dilma é que ela é descendente de búlgaros. Um dos principais mistérios é guardado pelo prefeito de Gabrovo, Nikolay Sirakov, que não revela o presente escolhido para dar à presidenta.
Dilma
Cidade de Gabrovo, na Bulgária, onde nasceu pai de Dilma, se prepara para a chegada da presidenta
No noticiário búlgaro, Dilma é lembrada como uma das mulheres mais influentes do mundo e primeira presidenta na história do Brasil. Um resumo da vida e da trajetória política da presidenta também costuma ser repetido com referências ao pai búlgaro, que morreu quando ela tinha 15 anos.
Nos próximos dias 5 e 6, Dilma estará em Sofia e Gabrovo. A cidade do pai da presidenta é considerada um museu a céu aberto. Em homenagem a Dilma, estão sendo organizados uma exposição e um almoço com comidas típicas. Os detalhes ainda estão sendo fechados.
Assessores de Dilma disseram que ela demonstrou o desejo de se encontrar com parentes que ainda vivem em Gabrovo e Sofia. Mas não há nada confirmado.
Em Sofia, a capital búlgara, a presidenta terá uma agenda de trabalho intensa. Dilma se reúne com o presidente da Bulgária, Georgi Parvanov, e com o primeiro-ministro, Boyko Borisov. No começo deste mês, os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e dos Negócios Estrangeiros da Bulgária, Nikolay Mladenov, se encontraram. Ambos prepararam a visita de Dilma.
Após a negociação, Patriota disse que há interesses do Brasil em aumentar o comércio com os búlgaros. Em 2010, o intercâmbio comercial com o país chegou a US$ 147 milhões e, de janeiro a julho deste ano, a US$ 73,7 milhões, com potencial de crescimento nos dois sentidos, segundo o governo brasileiro.
No ano passado, as exportações brasileiras para a Bulgária se concentraram em minérios, fumo e açúcar. As importações envolveram principalmente material fotográfico, fertilizantes e aparelhos mecânicos.

Um comentário:

Leonel Roch disse...

O Brasil, finalmente, tem um excepcional Ministro de Relações Exteriores! Os antecessores de Antonio Patriota situavam-se entre paus-mandados e moscas-mortas: nada resolviam, não se manifestavam, cumpriam determinações risíveis de presidentes ricículos. Agora, todos os diplomatas com quem temos contato falam em uníssono que o Chefe da Diplomacia brasileiro é digno do posto que ocupa. Tomara, mesmo, o Brasil assine acordos bilaterais que tragam valores ao país.
Aproveitando o ensejo, parabenizo, de novo, a Janeska por mesclar aqui no seu blog os assuntos do nosso 'pequeno mundo', João Pinheiro, com notícias do país.
Ademais, Janeska, é bom ler você no joaopinheiro.com onde, aliás, travo debates mais acalorados. Esses debates são, para mim, muito salutares e me aproximam da cidade. Força e sempre em frente, amiga!