terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A FAMILIA SIMPSONS, UM RETRATO DA PERDA DE IDENTIDADE DA SOCIEDADE ATUAL.

Ao ler o livro" O divã imaginário",onde dois psicanalistas dedicam-se a ouvir o que os personagens do universo pop dizem sobre as metamorfoses da família contemporânea .  Lembrei do desenho animado Os Simpsons , Homer , o pai de Os Simpsons -o desenho mais longevo da televisão americana , há vinte dois anos no ar -, é a melhor tradução do vazamento da autoridade paterna na família contemporânea . O único controle que ele possui, é do controle remoto .              
                                                                                                                                  
Esse desenho animado feito para o público norte-americano acabou tendo um alcance global e , apesar de seu conteúdo contundente e de seus produtores terem se inspirado numa tira em quadrinhos alternativos , o programa atingiu as massas populares e se tornou um ícone da cultura popular e da cultura da mídia .

A série é capaz de estabelecer pontos de vista , críticas ao comportamento e sátiras da sociedade através do desenvolvimento de uma complexa estrutura narrativa . Ela é capaz de citar a si mesma , sua própria industria de entretenimento e a fórmula das comédias de situações , utilizando diversos recursos como paródias , sátiras, a intertextualidade e a metalinguagem.


A série "Os Simpsons" já criticou o capitalismo , o individualismo e satirizou a sociedade contemporânea , ao mesmo tempo em que fez apontamentos sobre  aspectos  dessa mesma sociedade , como sinal de alerta sobre o rumo que ela está tomando e como seus indivíduos estão se afastando do conceito  de cidadania e perdendo suas identidades culturais .                                                                                         

Nenhum comentário: