quinta-feira, 14 de março de 2013

ENFIM, UM PAPA LATINO AMERICANO!


O mundo católico está em festa na Argentina e por que não dizer, em todas as Américas. Nunca na história da Igreja Católica, um americano tinha sido escolhido Papa. A eleição de Papa girava sempre em torno da Europa e raras vezes foram eleitos Papas do Continente Africano, pelas estatísticas apenas três vezes.

Com a eleição do atual Papa Francisco, o mundo poderá ter um Papa voltado para as pessoas mais pobres, porque como arcebispo na Argentina, Mário Jorge Bególio era considerado o protetor dos pobres. Quando de sua viagem para o Vaticano onde seria promovido a Cardeal pelo Papa, muitos fieis quiseram acompanhá-lo, mas ele lhes pediu que distribuíssem o dinheiro das passagens com os pobres.

Ao ser eleito Papa, Mário Jorge Bególio escolheu o nome de Francisco, exatamente em homenagem a São Francisco de Assis, o protetor dos pobres. Com isso muitos acreditam que a Igreja deverá voltar-se para os pobres, ajudando-os para que vivam com mais dignidade. Essa também é nossa esperança, termos no Vaticano um exemplo de São Francisco de Assis, cuja oração transcrevemos abaixo.

Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a .
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!



Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém

Nenhum comentário: