sábado, 9 de março de 2013

UBERLÂNDIA TERÁ MARCHA DAS VADIAS HOJE A PARTIR DE ONZE HORAS NO CENTRO DA CIDADE.



 Jornal Correio de Uberlândia.


Segundo Raissa Dantas, a marcha é uma oposição à lógica machista, sexista e heteronormativa da sociedade atual

Uberlândia recebe pela primeira vez a “Marcha das Vadias” neste sábado (9) na praça Clarimundo Carneiro, no setor central. O evento teve origem em 2011 em Toronto (Canadá) e no mesmo ano chegou ao Brasil. O movimento surgiu em oposição à afirmação de um policial canadense acerca da maneira como as mulheres devem se vestir. O policial teria sugerido que, para evitar o assédio e a violência sexual, a mulher devia parar de se vestir como “vadia”.

Cidades brasileiras, como São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Brasília, Teresina e São José do Rio Preto já receberam o evento. Durante a marcha, as mulheres usam roupas provocantes, buscando o respeito e o livre arbítrio na escolha das suas vestes. Em Uberlândia, esse quesito não será obrigatório. De acordo com Raissa Dantas de Souza, uma das organizadoras da marcha na cidade, não há uma roupa específica para vestir no dia. “Estamos trabalhando o livre arbítrio. O participante pode ir com a roupa que se sentir mais confortável, seja ela ousada ou não”, disse.

Ainda segundo Raissa Dantas, a marcha é uma oposição à lógica machista, sexista e heteronormativa da sociedade atual. “Marcharemos para transformar esta cultura machista. Lutamos para que a mulher deixe de ser vista como um objeto e contra todo tipo de violência e fetichização do corpo feminino”, afirmou.
O evento é gratuito e aberto ao público. Mais de 1,5 mil pessoas já confirmaram presença pela página da marcha no Facebook. Alunas de diversos cursos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) são as organizadoras do manifesto na cidade. Elas criaram um grupo em abril do ano passado para discutir assuntos relacionados às mulheres e levar o movimento feminista às ruas.

Faça sua manifestação
As pessoas que quiserem participar e produzir suas próprias manifestações podem contar com um apoio da organização da marcha. De acordo com Raissa Dantas, uma hora antes do evento serão disponibilizados papéis, canetas e pincéis para a confecção de cartazes, panfletos ou qualquer tipo de produto. A “Marcha das Vadias” conta com o apoio das polícias Civil e Militar, UFU e ONG SOS Mulher, Delegacia da Mulher, projeto De Cima do Salto e organização Shama.

Polícia receberá denúncias
Durante a Marcha, a Polícia Militar (PM), além de garantir a tranquilidade, também propiciará o acolhimento de denúncias relativas à violência contra a mulher. Os militares estarão disponíveis para sanar dúvidas e difundir dicas de segurança.

Dados
O Brasil ocupa o 7º lugar no ranking mundial de assassinatos de mulheres e, em vários casos, elas sofrem violência física, sexual, psicológica e verbal. 42,5% dos agressores são o parceiro ou ex-parceiro da mulher. (Fonte: MS/SIM/SVS)

Serviço
O que: “Marcha das Vadias”
Quando: sábado (08/03)
Horário: 11h
Local: Praça Clarimundo Carneiro
Evento com participação gratuito.

Nenhum comentário: