quinta-feira, 18 de abril de 2013

ESCOLAS DE UBERLÂNDIA APOSTAM EM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES.



Especial para o CORREIO DE UBERLANDIA
Uma das principais estratégias das escolas públicas e particulares para melhorar, constantemente, o conhecimento dos professores para que eles tenham bom desempenho em sala de aula é a formação continuada. O recurso, que envolve troca de experiências interdisciplinares entre os docentes e estudos feitos por eles para aperfeiçoarem as técnicas dos estudantes ligadas à língua portuguesa e à matemática, tem permitido o avanço educacional dos alunos.
Para o especialista em formação continuada, Márcio Cano, doutor em Língua Portuguesa, o aprimoramento contínuo é uma mudança de conceitos que precisam ser aceitos e pode ajudar o aluno a desenvolver habilidades para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como a perspectiva transdisciplinar.

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A assessora pedagógica do Colégio Nacional, Cleide Cabral Álvares, também aponta vantagens para os professores presentes no programa de formação continuada da escola. Ela afirmou que o foco deste processo é a aprendizagem, com os docentes acompanhando as descobertas científicas. “Um grupo de professores se reúne durante todo o ano e estuda aspectos relacionados à leitura, escrita, lógica, raciocínio matemático e linguagens.”

A professora de educação física Maisa Alves de Oliveira Resende é uma das docentes que participam de programas de formação continuada em Uberlândia e afirma que as técnicas apresentadas neste trabalho a ajudam a reforçar seu conhecimento. Ela desenvolve este aprimoramento desde que começou a lecionar na rede municipal de ensino em Uberlândia, há seis anos.

Uberlândia
Na rede municipal de ensino, também há processos de formação e aperfeiçoamento para os professores. São realizadas oficinas, ciclos de estudos, seminários e fóruns. O Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe) trabalha com nove núcleos de capacitação, entre eles o de Direitos Humanos, de Educação Ambiental e o de Sustentabilidade, e a adesão dos professores da rede municipal de ensino às capacitações está em cerca de 50%.

Para a diretora do Cemepe, Junia Alba Gonçalves, a formação continuada visa reduzir os problemas vivenciados pelos professores em sala de aula. “O Cemepe faz uma ação interventiva que busca ouvir os professores e coordenadores nas escolas e oferecer uma formação específica a eles”, disse Junia Gonçalves.

Rede pública tem plano de formação
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um tipo de formação continuada, na rede pública da educação básica, que oferece aos profissionais a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

O Parfor oferece licenciatura para docentes em exercício que não tenham formação superior; licenciatura para docentes em exercício que há pelo menos três anos atuam em área distinta à de sua formação inicial e formação pedagógica para docentes graduados, não licenciados, que se encontram em exercício.

Para participar do Parfor é preciso acessar a plataforma Paulo Freire no site do Ministério da Educação (MEC) e efetivar o cadastro (freire.mec.gov.br/index/principal). Trata-se de um sistema eletrônico criado em 2009 pelo Ministério da Educação com a finalidade de realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

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