segunda-feira, 22 de abril de 2013

FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO REEDITA OBRA RARA DE 1863 SOBRE A GEOGRAFIA DO ESTADO

Fundação João Pinheiro reedita obra rara sobre a história de Minas Gerais

E-mailImprimirPDF
Jornal do Turismo
Domingo, 14 de abril de 2013
Originalmente publicado em 1863, título é um marco da representação cartográfica do Estado.
Resgatar a história mineira e ser um preciso instrumento de pesquisa sobre várias dimensões do passado do Estado. Essa é a proposta da reedição do livro Noções Geográficas e Administrativas da Província de Minas Gerais, organizada por Friedrich Renger, que foi lançada pela Coleção Mineiriana, da Fundação João Pinheiro, na quarta-feira (10).
Datada de 1863, a primeira edição da obra foi publicada por Henrique Gerber, engenheiro alemão a serviço do governo provincial. O documento foi um marco da fixação da representação cartográfica do Estado, sendo a segunda carta geográfica de Minas Gerais publicada na forma impressa e a primeira gravada em língua portuguesa. Com apresentação do historiador Roberto Borges Martins, a reedição do livro é enriquecida por documentos iconográficos e cartográficos, particularmente pela Carta da Província de Minas Gerais.
Segundo a coordenadora da Coleção Mineiriana, Maria Marta Araújo, a obra é referência obrigatória para os pesquisadores atuais. “O livro e o mapa foram largamente utilizados em sua época por abordar de forma concisa os mais diversos aspectos da geografia e da vida social, econômica e administrativa da província de Minas Gerais. Dentro dos objetivos da coleção, esta obra contribui de forma sólida e permanente para o enriquecimento da história, da memória e da cultura do Estado e do Brasil”, afirma.
Projeto
Para participar deste projeto editorial da Coleção Mineiriana, Friedrich Renger resgatou o livro original em uma biblioteca alemã. O pesquisador é amante da história e está muito satisfeito com o resultado do trabalho. “Sou geólogo e o interesse pela mineração e cartografia histórica prenderam ainda mais minha atenção para estudar a trajetória de vida e realizações deste engenheiro. Após dois anos de consulta a arquivos e relatórios das províncias, pude ligar todas as pontas desta história e concretizar o estudo crítico”, explica.
A publicação foi preparada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e colaboração do Arquivo Público Mineiro e Instituto Cultural Amilcar Martins, que cederam as imagens de seus acervos.
Coleção Mineiriana
Programa editorial iniciado em 1993 pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas da Fundação João Pinheiro, a Coleção Mineiriana completa 39 títulos lançados com esta obra. Os livros que compõem a coleção são edições atualizadas de manuscritos inéditos dos séculos XVIII, XIX e XX, obras fundamentais de referência e de pesquisa, traduções de textos de viajantes inéditos em português, reedições revistas de obras clássicas e de raridades bibliográficas da historiografia mineira, além de estudos e ensaios sobre temas de importância para o conhecimento de Minas Gerais e do país.
O livro estará disponível para venda a partir de hoje (11 de abril), na sede da Fundação João Pinheiro (Alameda das Acácias, nº 70, São Luiz/Pampulha) e demais pontos de venda da Coleção Mineiriana.

Nenhum comentário: