domingo, 21 de abril de 2013

UBERLÂNDIA, UMA CIDADE EDUCADORA E PROGRESSISTA












Hoje estou em Uberlândia, curtindo esta cidade maravilhosa e encantadora. Aqui o tempo voa, talvez pela vontade de visitar todos os lugares que nos chamam a atenção, como o Parque do Sabiá, os Shopings, as Faculdades, os Teatros, as Igrejas, as Casas de Cultura, Museus e Bibliotecas.

Pena que um fim de semana é muito pouco para tantas atividades, mas vale à pena quando estamos em companhia de quem amamos. Quem sabe um dia possamos passar mais tempo e curtir tudo de bom que esta cidade nos proporciona.

Pelo IBGE, Uberlândia tem hoje 622 mil habitantes, mas ninguém acredita nesses números, pois o que se vê nos dá a impressão de pelo menos 800 mil habitantes. Quem conheceu a cidade, como eu, há mais tempo , percebe que não existem mais aqueles vazios entre um bairro e outro, o que nos leva a crer que o número de habitantes é muito maior do que informa o IBGE em sua pesquisa.

Hoje o centro da cidade não comporta mais construções lineares e o jeito está sendo desmanchar casas e construir edifícios, cada vez mais altos. Na área comercial já existem dois shoppings de grande porte e um terceiro está sendo construído na região nobre da cidade, próximo do aeroporto, onde haverá, além das lojas, uma universidade e um hotel de grande porte. Na área central da cidade estão sendo construídos, um shopping de pequeno porte, um edifícil com lojas de departamentos, que hoje estão nos shoppings e querem conquistar os clientes de baixa renda, que preferem as lojas centrais.

Na área de educação, fica até difícil enumerar a quantidade de universidades e faculdades particulares que se instalaram na cidade, sem contar a Universidade Federal e o Instituto Federal de Educação, que tem dois polos com uma grande diversidade de cursos.

Na saúde, existem vários hospitais particulares de grande porte e um hospital municipal, que é o mais moderno do país(este eu conheci antes da inauguração e posso dizer que nunca vi coisa igual), além do Hospital Escola da Universidade Federal, que atende toda a região do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.

Como todos sabem, a cidade detém os maiores atacadistas da América Latina, sendo um deles o ARMAZEM MARTINS, que distribui mercadorias em todo o Brasil e parte da América do Sul. Na industria de alimentos, a SADIA é uma das maiores do mundo e em Uberlândia tem em funcionamento vários frigorificos de carnes bovina, suina e de aves, sendo que tudo é produzido no município de Uberlândia através de parceiros contratados pela própria empresa.

Isso é um pouco da Uberlândia que conheço e admiro, mas gostaria que minha cidade tivesse um dia a competência para crescer como Uberlândia, que só se transformou porque seus administradores tiveram coragem e acreditaram na capacidade do seu povo e hoje nada a fará retroceder.

Nenhum comentário: