sexta-feira, 17 de maio de 2013

CONFERÊNCIA DAS CIDADES JÁ COMEÇARAM EM MINAS GERAIS.


Governo de Minas inicia os preparativos da 5ª Conferência Estadual das Cidades
O Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru), vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), iniciou, nesta segunda-feira (15), os preparativos para a realização da 5ª Conferência Estadual das Cidades, por meio da realização de um seminário de mobilização e de esclarecimento para os gestores municipais, delegados do conselho e membros da comissão preparatória do evento nas esferas municipal e estadual.

Durante o encontro, que teve o objetivo de apresentar a metodologia que deverá ser utilizada em todas as etapas da conferência e instruir os organizadores municipais e estaduais sobre as temáticas a serem abordadas no evento, foi definido o local e a data que será realizado a Conferência Estadual das Cidades. O evento vai acontecer entre os dias 20 e 22 de setembro, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para a subsecretária de Política Urbana, Tereza Navarro, que na oportunidade presidiu a reunião, “a preparação para a conferência deve ser feita com muito zelo, uma vez que se trata da oportunidade de todos os segmentos da sociedade se unirem para debater sobre o futuro das cidades. A Conferência é um momento que podemos parar para discutir as políticas urbanas realizadas em nossas cidades com todos os atores que fazem parte da sociedade. Dessa forma, é fundamental que possamos dedicar o maior tempo possível para preparar um evento que prime pela qualidade”, disse.

A Conferência
A Conferência das Cidades tem como foco principal o debate para implantação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), que integra e define os papéis dos governos federal, estadual e municipal em políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano.

A conferência consolida um processo iniciado com a inclusão das questões urbanas na Constituição de 1988 e depois com a criação do Conselho Nacional das Cidades e a construção de políticas e programas que buscam a justiça social e a democratização do Estado por meio do controle social.

De acordo com a integrante do comitê organizador da Conferência Municipal de Belo Horizonte, Lúcia de Almeida, a etapa de preparação da conferência é fundamental. “Por ser um evento grande, complexo e com objetivo muito importante de consolidar todas as demandas das populações em termos de políticas urbanas, todos os detalhes da organização devem ser bastante discutidos e planejados”, destacou. 

Agência Minas

Nenhum comentário: