sexta-feira, 21 de junho de 2013

PRAÇA CENTRAL DE JOÃO PINHEIRO GANHA ACADEMIA AO AR LIVRE, AS CHAMADAS ATI - ACADEMIAS DA TERCEIRA IDADE.




Fabricante diz que não lembra “as funções dos aparelhos”















As academias instaladas em Brumadinho são de um fabricante chamado Ziober, empresa sediada em Maringá (PR). Segundo Aluizio Marques Junior, diretor comercial da empresa, a marca Ziober já está em 1300 municípios brasileiros, em quase todos os estados, totalizando mais de 2000 academias ao ar livre. Em entrevista dada à revista época, Aluizio disse que era vendedor de livros, viu no Globo Repórter uma matéria sobre uma academia ao ar livre na China e achou que era uma ótima ideia. Associando-se a Paulo Ziober, que na época trabalhava como dobrador de tubos, montaram a empresa Ziober.
Curiosamente, os proprietários da Zieber não contrataram um designer ótimo, especializado em aparelhos de ginástica. Junior diz que foram eles dois mesmo que criaram os aparelhos, baseando-se no que conheciam das academias convencionais. E que, só depois que estava tudo pronto, chamaram um “professor de ergonomia” de uma universidade local e um conhecido professor de judô da cidade para dar o aval. Ou seja, as academias instaladas em Brumadinho possui aparelhos que foram criados sem estudos de mecânica e fisiologia, por pessoas que viram nelas uma ótima forma de ganhar dinheiro fácil.
Perguntado sobre a função dos aparelhos, Aluizio Marques Junior, um de seus criadores, respondeu: “Não lembro direito as funções dos aparelhos.” E completa: “Mas procuramos fazer de um jeito que fosse seguro para a terceira idade. Para os jovens não dá muito resultado de ficar musculoso, porque são aparelhos sem peso.”
O próprio Junior acredita que a academia seria mais benéfica se as prefeituras assumissem a responsabilidade de orientar os usuários. Segundo ele, dificilmente elas mantêm um profissional instruindo as pessoas sobre como se exercitar ali. Sem isso, como saberão se estão mexendo os músculos e gastando energia na melhor medida possível?”
As academias ao ar livre viraram um ótimo negócio não só para a Ziober, mas também para as empresas de saúde e as prefeituras, que passaram a aparecer na mídia como criadoras de programas públicos de qualidade de vida. O primeiro cliente da Ziober foi a prefeitura de Maringá. Junior conta que o prefeito se empolgou com a ideia, até porque não precisou tirar um tostão do bolso. A Unimed patrocinaria a primeira (que custou menos de R$ 20 mil) e várias outras das 42 academias ao ar livre da cidade. 

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