sexta-feira, 25 de abril de 2014

SAÚDE ITINERANTE PERCORRE O ESTADO DE MINAS ATENDENDO PACIENTES EM DIVERSAS ÁREAS, E, JOÃO PINHEIRO NÃO FICOU DE FORA.

Na tarde desse sábado, 29.03.2014, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Silveira, e o secretário-adjunto, Wagner Ferreira, participaram,  em João Pinheiro, no Noroeste do Estado, da ação “Saúde Itinerante – O Governo de Minas mais perto de você”. Nessa ação, a Secretaria de Estado de Saúde oferece, em unidades móveis, vários serviços ao cidadão, entre eles, o Ver Minas. Esse programa criado e mantido pelo Governo mineiro, tem como objetivo oferecer assistência oftalmológica clínica e cirúrgica à população com idade acima de 50 anos. Outra ação é o Mamógrafo Móvel, integrante do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama. E, ainda, o Dengue Móvel, estrutura na qual o cidadão pode trocar inservíveis – pneus, garrafas pet e latas – potenciais focos do mosquito transmissor da dengue, por kits de higiene dental.

"Caso tivesse que recorrer à iniciativa privada, o cidadão pagaria cerca de R$ 5 mil pela cirurgia", alertou o secretário Alexandre Silveira. "Aqui, no Ver Minas, o paciente é muito bem acolhido e a cirurgia e o pós operatório não têm qualquer custo. Todo o tratamento é custeado pelo Tesouro estadual", disse o secretário, depois de visitar a estrutura montada no Parque de Exposições de joão Pinheiro.

Moradoras de Lagoa Grande, as amigas Therezinha de Jesus ferreira, 67, e Zilda Ferreira, 73 anos, comemoram o resultado da cirurgia. Depois de muitos anos usando óculos e com limitações na vida pessoal, as duas fazem planos . dona Therezinha quer voltar a bordar e dona Zilda, que é catequista na Matriz de São Sebastião, em Lagoa Grande, está ansiosa para retomar o hábito de leitura. O livro Cairós, escrito por Padre Marcelo Rossi, é o primeiro da lista. "Agora que estou vendo como quando era mocinha, quero ler muito, exceto, ás quartas-feiras. Nesse dia o forró é sagrado".

Diogo Garcia Neto, médico-oftalmologista do Ver Minas, comemora o sucesso do programa no Noroeste de Minas. Em João Pinheiro, em seis dias o programa fez 3.649 consultas, 1.527 cirurgias de catarata e mais 69 de pterígio (carne crescida).

O prefeito Carlos Gonçalves da Silva também comemora a iniciativa do Governo de Minas em facilitar o acesso do cidadão aos serviços. "Atendemos 500 mulheres no mamógrafo móvel e quase quatro mil pessoas no vVer Minas". A secretária municipal de Saúde, Graciele Gomes da Silva, destacou o Dengue Móvel, outro serviço colocado a disposição dos moradires de João Pinheiro. "Este ano já tivemos 12 casos de dengue confirmados. Felizmente, nenhum foi a óbito. Mas é preciso manter a população em alerta. O Dengue Móvel, além de nos ajudar a eliminar possíveis focos do mosquito, ainda nos oferece a oportunidade de mobilizar e conscientizar as pessoas sobre como fazer prevenção da doença e o que fazer caso tenham sintomas da dengue".

Ver Minas

O atendimento no Ver Minas é feito em locais onde há vazios assistenciais. Cada uma das quatro unidades é formada por duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e, a outra, com uma sala cirúrgica. As quatro unidades, que têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3.200 exames e 250 cirurgias, contam com médicos oftalmologistas e oferecem até 30 procedimentos diferentes, entre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intra-ocular e biomicroscopia de fundo de olho.

Nenhum comentário: