Para a Câmara dos Deputados, o já deputado federal Weliton Prado (PT) obteve 186.098 votos. O ex-prefeito Odelmo Leão (PP) foi eleito com 179.652 votos e o deputado estadual Tenente Lúcio (PSB) teve 67.459 votos. Em 2010, foram dois congressistas eleitos diretamente: o atual prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado (PT), e Weliton Prado. O suplente do DEM, João Bittar, que não concorreu na eleição de 2014, só assumiu o cargo posteriormente, quando Carlos Melles, eleito pelo DEM, foi nomeado secretário de Estado em Minas Gerais.
Na Assembleia, foram cinco eleitos com domicílio eleitoral em Uberlândia em 2014. Elismar Prado (PT) obteve 86.515 votos. Luiz Humberto Carneiro (PSDB) recebeu 65.301 votos e Felipe Attiê (PP) teve 64.597 votos. Arnaldo Silva Jr. (PR), que é natural de Frutal, mas tem domicílio eleitoral em Uberlândia, foi eleito com 44.154 votos e Leonídio Bouças (PMDB), que esteve no limiar entre a suplência e titularidade pela coligação “Minas para Todos”, acabou ficando com a 23ª e última vaga da aliança, com 43.301 votos, após duas mudanças na relação dos eleitos. O peemedebista passou a figurar entre vitoriosos quando foram atingidos 99,99% dos votos apurados.
Em 2010, foram quatro eleitos diretamente para a Assembleia, mas o suplente Leonídio Bouças assumiu o cargo, após a vitória do prefeito de Juiz de Fora, que abriu uma vaga no Legislativo estadual no início de 2013. Com mandato, atualmente, a deputada Liza Prado (Pros) não foi eleita e ficou na nona suplência pela coligação Pros/PT/PMDB/PRB.
Vereador em Uberlândia quando ainda era do PSDB, Felipe Attiê abrirá a vaga para a coligação tucana. O primeiro suplente é o neto do ex-prefeito Virgílio Galassi, Luis Cláudio Galassi (PSDB), que, atualmente, mora nos Estados Unidos.
RESULTADO LOCAL
O ex-prefeito Odelmo Leão foi o candidato a deputado mais bem votado em Uberlândia neste domingo (6). Ele teve 153.754 votos na cidade e voltará a ser deputado federal. Entre os eleitos pelo município, o vereador Felipe Attiê (PP), eleito deputado estadual, teve a segunda maior votação, com 58.802 votos. “Consegui bater os ‘cabeludos’”, afirmou o deputado eleito pelo PP, referindo-se aos irmãos Weliton Prado e Elismar Prado, ambos do PT. Os dois também foram vitoriosos e ficaram na terceira e quarta posição, respectivamente, entre os mais bem votados, especificamente, no colégio eleitoral de Uberlândia.
O deputado federal Weliton Prado, reeleito pelo PT, no entanto, teve redução de 18.398 votos em Uberlândia em comparação com o pleito de 2010, quando recebeu 71.443 votos em Uberlândia de um total de 234.219 votos em todo o Estado naquela oportunidade. “O cenário agora é outro”, afirmou Weliton Prado, citando a gestão petista na Prefeitura de Uberlândia como mal avaliada.
O deputado federal Weliton Prado, reeleito pelo PT, no entanto, teve redução de 18.398 votos em Uberlândia em comparação com o pleito de 2010, quando recebeu 71.443 votos em Uberlândia de um total de 234.219 votos em todo o Estado naquela oportunidade. “O cenário agora é outro”, afirmou Weliton Prado, citando a gestão petista na Prefeitura de Uberlândia como mal avaliada.
Cidades vizinhas elegem quatro deputados estaduais e quatro federais
Além dos oito candidatos de Uberlândia vitoriosos na eleição realizada neste domingo (6), a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba será representada, a partir de janeiro de 2015, por uma bancada de quatro deputados federais e quatro deputados estaduais.
Dos postulantes das cidades vizinhas, apenas o candidato Zé Maia (PSDB), de Frutal, não conseguiu se reeleger para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ao obter 4.760 votos. Na região, os deputados estaduais eleitos foram dr. Hely (PV), de Patos de Minas, Bosco (PT do B), de Araxá, Deiró Marra (PR), de Patrocínio, e Lerin (PSB), de Uberaba.
Na disputa para a Câmara Federal, os candidatos Marcos Montes (DEM) e Aelton Freitas (PR), ambos de Uberaba, foram reeleitos. Também de Uberaba, Adelmo Leão (PT), que havia sido eleito deputado estadual em 2010, conquistou, na eleição de ontem, uma vaga para o Congresso Nacional. Caio Nárcio (PSDB), de Frutal, fecha a lista regional de deputados federais eleitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário