terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

COMO ADMINISTRAR BEM UMA CIDADE





                                                             

Nos últimos dias estive em várias cidades para me certificar que João Pinheiro precisa de uma Administração séria a partir de 2013. Claro, depende de quem elegermos em 07 de outubro do corrente ano.

Passei por Uberlândia, cidade que não se compara com nenhuma outra, pois, com 124 anos de emancipação política, tem hoje mais de 600 mil habitantes e em todos os segmentos da sociedade, vemos progresso. Pesquisando ficamos sabendo que desde seu nascimento a cidade nunca teve uma má administração. Pode ter tido um mau administrador por uma gestão, porque logo em seguida era substituído. Com isso quem sempre ganhou foi a população, que tem hoje praticamente tudo que pode ser exigido de uma cidade grande.

Passamos por Santa Juliana, cidade pequena, mas cujo progresso está desde a entrada até o final da principal avenida. Vimos conjuntos habitacionais sendo construídos e outros já acabados. Tudo isso com dinheiro do Governo Federal e da Caixa Econômica Federal, em benefício dos seus habitantes.

Estivemos em Perdizes, cidade simpática e muito bem administrada, com alguns conjuntos habitacionais sendo construídos e até uma passagem sobre a rodovia, ligando suas duas partes, facilitando a vida do povo e evitando acidentes.

Outra cidade que merece ser citada e que visitamos também foi Patrocínio. Uma cidade com avenidas largas e bem cuidadas, sem buracos no asfalto e sem sujeira em todas as suas artérias. Uma administração que merece nossos parabéns.

Por fim Araxá, onde fizemos uma parada mais longa, para recompor as energias. Ali sim, existe uma administração preocupada com a beleza da cidade. Suas ruas são muito arborizadas e limpas. Não se vê lixo jogado nas calçadas e nem em terrenos baldios. Como isso é feito não sei, mas vamos descobrir para no futuro entregarmos a quem for administrar João Pinheiro a partir de janeiro de 2013.

Vejam algumas fotos que tiramos em nossa viagem e em breve exibiremos alguns vídeos que fizemos em Araxá para que vocês sintam o que é morar em uma cidade bem administrada.


ALGUMAS DICAS DE COMO ADMINISTRAR BEM UMA CIDADE.

1) - Não partilhe cargos importantes para amigos ou aqueles que lhe ajudaram na campanha, coloque em cargos técnicos, um técnico para administrá-lo e não um político;

2) - Faça mapeamento das reais necessidades do Município, dê prioridade às carências dos bairros, distritos, setores, etc e nunca aquilo que seu amigo deseja para melhoria dos seus negócios;

3) - Planeje as ações macro e dê ênfase aos detalhes na execução. Leve em consideração o interesse de um bairro, de um setor(saúde, educação, trânsito,etc), ou de uma determinada classe social. Quanto mais técnico e organizado for, melhor será o resultado;

4) - Dê visibilidade às ações, seja qual for o campo de atuação. Divulgue tudo, inclusive o valor gasto, por menor que tenha sido, principalmente para o público beneficiado;

5) - Preste contas de todos os recursos de todas as Secretarias, seja o mais transparente possível. Não deixe acumular nada, evite pendências nas prestações de contas, mostre tudo, o povo tem direito de saber onde são gastos os impostos e taxas que pagam e de onde vêm os recursos usados pelo município em suas obras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito das suas dicas. Muitos políticos deveriam seguir estas dicas. Provavelmente muita coisa na administração pública iria melhorar.

Anônimo disse...

ÓTIMAS DICAS. NOSSOS POLÍTICOS PRECISAM LER MAIS E SEREM COMPROMETIDOS COM O DISCURSO DA CAMPANHA ELEITORAL.